Imprensa

Nesta seção, encontram-se disponibilizados os perfis e contatos de especialistas indicados pela Iniciativa Clima e Desenvolvimento como fontes para comentar assuntos ligados às questões climáticas na imprensa e em eventos.

Adriana Ramos

Assessora Política e de Direito Socioambiental no Instituto Socioambiental (ISA

Atua desde 1995 em políticas socioambientais no âmbito da sociedade civil brasileira. Experiente em monitoramento e incidência em processos legislativos e políticas públicas; articulação interinstitucional e advocacy.

E-mail:

Telefone:

André Ferretti

Gerente Sênior de Economia da Biodiversidade na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Engenheiro Florestal e Mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira. Experiência em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas.

E-mail:

Telefone: 

André Guimarães

Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Mestre em Economia Agrícola pela Cornell University, é hábil em organizações sem fins lucrativos, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa, planejamento de negócios e questões ambientais e desenvolvimento de negócios.

E-mail:

Telefone: 

Beto Veríssimo

Pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Diretor de Programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Engenheiro agrônomo pós-graduado em Ecologia pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), conduziu trabalhos técnicos que resultaram na criação de cerca de 25 milhões de hectares de Unidades de Conservação na Amazônia. 

E-mail:

Telefone: 

Bráulio Dias

Professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília. 

Biólogo e Doutor em Zoologia pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, foi Secretário Executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. 

E-mail: bfsdias@gmail.com

Telefone: (61) 99946-6188

Brenda Brito

Integrante do Comitê de Coordenação do Observatório do Clima e Pesquisadora associada do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre e Doutor em Ciência do Direito, ênfase em Direito Ambiental, pela Stanford University.  Atua em aplicação da lei de crimes ambientais para proteção de

florestas na Amazônia.

E-mail:

Telefone: 

Britaldo Silveira Soares

Professor titular do Departamento de Cartografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto e da pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveu o software DINAMICA EGO, plataforma para modelagem ambiental.

E-mail: britaldo@csr.ufmg.br

Telefones: (31) 3409-5449 / (31) 3409-5410

Carlos Klink

Professor de Ecologia na Universidade de Brasília (UnB)

Biólogo, Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Biologia pela Harvard University. Foi Secretário Nacional de Mudanças Climáticas do Brasil (2012-2015) e Vice-Ministro do Meio Ambiente (janeiro a maio de 2016). 

E-mail:

Telefone: 

Carlos Nobre

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Meteorologia (1983) pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT na sigla em inglês), Estados Unidos, foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (1975-1981) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (1983- 2012).

E-mail:

Telefone: 

Carolina Derevi

Jornalista e pesquisadora especialista em Belo Monte

Jornalista e pesquisadora do programa Desenvolvimento Local do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Belo Monte.

Email: carolina.derivi@fgv.br

Telefones: (11) 3799-3502 / (11) 94143-8030

Clara de Queiroz 

Analista de Políticas Públicas no Instituto Talanoa

Arquiteta e Urbanista pela PUC-Rio, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Urbano para a Mudança do Clima pela Erasmus University Rotterdam (Holanda), onde se especializou em Soluções Baseadas na Natureza. 

E-mail:

Telefone: 

Dalton Valeriano

Pesquisador Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Biólogo, na modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1978), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (1984) e Doutor em Geografia pela University of California, Santa Barbara (1996). 

E-mail: dalton.valeriano@inpe.br

Telefone: (12) 3208-6436

Douglas Belchior - Negro Belchior
Educador e líder social

Educador e líder social brasileiraofiliado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Atua principalmente em questões de direitos humanos e direitos sociais, com ênfase no combate ao racismo e nos movimentos negros.

E-mail: contato@uneafrobrasil.org

Telefone: (11) 3105-2516 ramal 2 (UNEafro) 

Emílio Lebre La Rovere

Professor Titular do Programa de Planejamento Energético e Coordenador do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) da COPPE/UFRJ.

Graduado em Engenharia Elétrica de Sistemas e Industrial pela PUC-Rio (1975), Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1976), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1977) e Doutor em Técnicas Econômicas, Previsão, Prospectiva pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1980). 

E-mail:

Telefone: 

Fabio Feldmann

Consultor em Meio Ambiente e Sustentabilidade

Administrador de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas (1977) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1979). Deputado Federal (1986– 1998) e Deputado Constituinte (1988), responsável pelo capítulo sobre meio ambiente.

E-mail:

Telefone: 

Gilberto Câmara

Pesquisador no Banco de Dados Espaciais e Modelos Ambientais Espaciais da rede de pesquisa GEOMA para Modelagem Ambiental da Amazônia

Cientista da computação brasileiro. Responsável por estabelecer políticas de dados para imagens CBERS no Brasil e no exterior e por criar o Data Center de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (INPE), que colocou 30 anos de imagens on-line.  

E-mail:

Telefone: 

Girólomo Trecano

Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) Advogado, Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA) (2006). Mestre em Direito Agrário pela UFPA (1999). Integra a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia. 

E-mail:

Telefone: 

Izabella Teixeira

Co-Chair do Painel de Recursos Naturais da ONU (IRP-UNEP) 

Bióloga pela Universidade de Brasília (UnB), foi Ministra de Estado do Meio Ambiente. Durante sua gestão conduziu as negociações para o Novo Código Florestal e fez parte da organização da Conferência Rio+20 para o Desenvolvimento Sustentável. 

E-mail: izabella.monica@gmail.com

Telefone: (61) 99973-1711

Jean Ometto 

Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE) e Coordenador do Centro de Ciências do Sistema da Terra (CCST) do INPE 

Nomeado ao IPCC (Grupo de Trabalho II e para a Força Tarefa sobre Inventários de Emissões de GEE, aos ciclos AR5 e AR6). Vice-Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA). 

E-mail:

Telefone: 

Joaquim Belo

Presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas

Joaquim Correa de Souza Belo. 

E-mail: belocns@gmail.com

Telefone: (96) 9 9148-6453

Joaquim Levy 

Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados no Banco Safra

Graduado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Foi Ministro da Fazenda entre 1º de janeiro e 18 de dezembro de 2015. 

E-mail:

Telefone: 

José Benatti

Professor Associado IV e Diretor Geral do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Parná (UFPA)

Formado em Direito, Mestre em Direito e Doutor em Ciência e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (1986, 1996 e 2003). Atua em temas como Amazônia, ordenamento territorial, populações tradicionais, unidade de conservação, regularização fundiária e posse agroecológica.

E-mail:

Telefone: 

José Domingos Gonzalez Miguez

FALTA DESTAQUE 

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) (1977) e em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1981). Mestre em Pesquisa Operacional pelo IME (1981).

E-mail:

Telefone: 

Karen Suassuna

Diretora Sênior de Mudanças Climáticas do World Wide Fund for Nature (WWF) 

Engenheira Agrícola pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências pela Universidade de Oxford, Reino Unido. 

E-mail:

Telefone: 

Laura Lamonica

Coordenadora-executiva da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Bióloga e Mestre em Sustentabilidade e Avaliação de Impacto Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) (2012 e 2016). Atua em Política e Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Ecologia e Educação. 

E-mail:

Telefone: 

Lincoln Alves 

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mestre e Doutor em Modelagem Climática e Mudanças Climáticas pelo INPE. Autor líder do Grupo de Trabalho I (WGI) do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, sigla em inglês). 

E-mail:

Telefone: 

Luiz Pinguelli Rosa

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Físico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1967), Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1969), Doutor em Física pela PUC-Rio  (1974). Ex-Presidente da Eletrobrás. Participa do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC na sigla em inglês).

E-mail:

Telefone: 

Marcelo Brito

Presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG).

Engenheiro de Alimentos pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Mestre em Estratégia de Administração, Ciência e Gestão de Comércio pela Universidade Pierre Mendes, Grenoble, França.

E-mail:

Telefone: 

Marcelo Furtado

Diretor de Sustentabilidade e sócio-fundador da ZScore/BlockC (plataforma de rastreabilidade de ativos ambientais que utiliza a tecnologia blockchain)
Engenheiro Químico e Mestre em Energia Renovável. Presidente do Conselho do World Resources Institute - WRI Brasil. Membro do Conselho da Conectas Direitos Humanos e integrante do Comitê de Sustentabilidade da Duratex SA e da Marfrig. 

E-mail:

Telefone: 

Marcelo Rocha

Ativista no Fridays For Future Brasil e FFF MAPA (Most Affected Peoples

and Areas). Indicado pela ONU como um dos 100 negros mais influentes do mundo. Atua, principalmente, nas periferias de São Paulo. No campo da ciência, atua como pesquisador em Racismo Climático. TEDx Speaker "Favelas e Mudanças Climáticas".

E-mail:

Telefone: 

Marcio Astrini

Secretário-executivo do Observatório do Clima
Formado em Gestão Pública e Pós-Graduado em Políticas Públicas e Direito Constitucional, possui vasta experiência nos poderes Executivo, Legislativo e no terceiro setor. Trabalhou 13 anos no Greenpeace Brasil. 

E-mail:

Telefone: 

Marina Caetano 

Analista de Políticas Públicas no Instituto Talanoa

Internacionalista, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Fellow do programa Chancellor Fellowship for Prospective Leaders da Fundação Humboldt.

E-mail:

Telefone: 

Marina Grossi

Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Economista, possui um vasto currículo ligado à área governamental. Atuou como negociadora do Brasil na Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP do Clima) (1997 a 2001), e como coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (2001 e 2003). 

E-mail:

Telefone:

Marina Piatto

Diretora-executiva do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e

Agrícola (Imaflora)

Mestra em Agricultura Tropical pela Universidade de Bonn, Alemanha, trabalha há mais de 15 anos nas áreas de cadeias agropecuárias e mudanças climáticas. 

E-mail:

Telefone: 

Marina Silva

Ex-ministra de Meio Ambiente, historiadora, professora, psicopedagoga

e ambientalista

Sua vida política teve início ainda em 1984, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 2003 foi nomeada para o Ministério do Meio Ambiente, no governo Lula.

E-mail:

Telefone: 

Mercedes Bustamante

Professora da Universidade de  Brasília (UnB), especialista em Ecologia, integrante do Grupo de Trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1984), Mestre em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (1988) e Doutora em Geobotânica pela Universitat Trier, Alemanha (1993).

E-mail: mercedes@unb.br

Telefone: 61 – 3107-2924

Nabil Bonduki

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (2011-2012) 

Arquiteto e urbanista (1978), Mestre (1987) e Doutor (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas e Livre-Docente (2011), pela Universidade de São Paulo (USP). Vereador em São Paulo (2001-2004 e 2013-2016).

E-mail: nbonduki@usp.edu 

Telefone: (11) 98989-0989

Natalie Unterstell 

Presidente do Instituto Talanoa, especialista em mudanças climáticas 
Atuou em governos federal e estaduais, onde apoiou a construção de políticas públicas, incluindo o mais ambicioso programa de adaptação à mudança do clima já realizado no país, o Brasil 2040, como diretora na SAE/Presidência da República. 

E-mail:  

Telefone:

Nurit Bensusan

Especialista em biodiversidade no Instituto Socioambiental (ISA), escritora e produtora de jogos sobre temas biológicos para crianças

Bióloga pela Universidade de Brasília (UNB) (1986), pós-graduada em História, Sociologia e Filosofia da Ciência na Universidade Hebraica de Jerusalém (1988). Graduada em Engenharia Florestal (1993), mestre em Ecologia (1997) e doutora em Educação (2012), todos pela UnB. 

E-mail:

Telefone: 

Olivia Ainbinder

Analista de Políticas Públicas no Instituto Talanoa

Advogada, especialista em Direito Ambiental e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membra da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA) e líder do Climate Reality.

E-mail:

Telefone:

Paulo Artaxo 

Programa FAPESP sobre Mudanças Climáticas Globais

Professor titular e Chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Física (1977), com mestrado em Física Nuclear (1980) e doutorado em Física Atmosférica (1985), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Nasa (Estados Unidos), Universidade de Antuérpia (Bélgica), Universidade de Lund (Suécia) e Universidade Harvard (Estados Unidos). 

E-mail:

Telefone: 

Paulo Moutinho

Cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia)

Doutor em Ecologia, estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Trabalha na Amazônia brasileira há mais de 20 anos.

E-mail:

Telefone: 

Pedro Leitão

E-mail:

Telefone: 

Pedro Passos

SOS Mata Atlântica

E-mail:

Telefone: 

Raquel Bidermann

Vice-Presidente Sênior para as Américas da Conservation International 

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração e Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) (2011). Cofacilitadora da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura.  

E-mail:

Telefone: 

Renata Piazzon

Gerente Executiva do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú e Secretária-executiva da Concertação pela Amazônia

Formada pela PUC-SP, Schumacher College e Amani Institute, Mestre em Direito Ambiental na área de Finanças Sustentáveis. Seus rankings incluem Chambers Latin America, Who's Who Legal, The Legal 500 e Prêmio ABRAPS 2017.

E-mail:

Telefone: 

Renato Grandelle

Coordenador de Comunicação da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Repórter do jornal "O Globo" desde 2008, escreve principalmente sobre administração pública na área ambiental e mudanças climáticas. Também realiza frequentemente reportagens sobre direitos humanos, história e religião.

E-mail:

Telefone: 

Ricardo Abramavay

Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP

Sociólogo brasileiro, cientista político e professor universitário, atua junto ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). Autor ou coautor de treze livros, entre eles, “Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza”. 

E-mail: abramov@usp.br

Telefone: 

Roberto Smeraldi

Diretor- Amigos da Terra – Amazônia Brasileira

E-mail:

Telefone: 

Roberto Waack

Presidente do Instituto Arapyau

Biólogo e Mestre em Administração de Empresas (Nova Economia Institucional) pela Universidade de São Paulo (USP), membro dos Conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, Synergia, WWF e Ethos, Cofundador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e da Concertação pela Amazônia.

E-mail:

Telefone: 

Rosa Lemos

CEO do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)

Ph.D. em Conservação da Vida Selvagem pela Universidade da Flórida (EUA), a conservacionista fala sobre a restauração de paisagens florestais e a consolidação da economia florestal no Brasil. 

E-mail:

Telefone: 

Ruth Carola Mittrany 

Coordenadora de Comunicação e Eventos para o Centro Clima da COPPE/UFRJ

E-mail:

Telefone: 

Sergio Amaral

Membro associado do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial 

Foi Ministro-Chefe e Porta-Voz da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (1995 a 1999), Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (1º de agosto de 2001 a 1º de janeiro de 2003) e Embaixador do Brasil nos Estados Unidos (2016 e 2019).

E-mail:

Telefone: 

Sinéia Wapichana 

Líder Indígena 

Sinéia do Vale pertence à etnia Wapichana que vive nas terras indígenas Raposa Serra do Sol e Serra da Lua, ao norte de Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Guiana. Gestora Ambiental e Coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima. 

E-mail:

Telefone: 

Selma Dealdina

Representante Quilombola 

Atua no território quilombola em Angelim III, Território do Sapê do Norte, no Espírito Santo. Integra a Coalizão Negra por Direitos, entre outras entidades. Organizadora da obra “Mulheres Quilombolas, territórios de resistências negras femininas”, da editora Jandaíra.

E-mail:

Telefone: 

Suely Araújo

Urbanista, advogada, Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados desde 1991. Foi presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

E-mail:

Telefone: 

Suzana Kanh

Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-diretora da COPPE/UFRJ.

Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1981), Mestre em Programa de Planejamento Energético - COPPE/UFRJ (1988) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1995). 

E-mail:

Telefone: 

Tasso Azevedo

Coordenador-Geral do MapBiomas 

Engenheiro Florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), colunista de O Globo e da Revista Época Negócios.

E-mail:

Telefone: 

Thelma Krug

Matemática. Vice-Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês)

Graduada em Matemática e Mestre em Estatística pela Rooselvet University, Chicago, Estados Unidos. (1975) (1977). Doutora em Estatística Espacial pela University of Sheffield, Inglaterra (1992). 

E-mail:

Telefone: 

Virgílio Maurício Viana

Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Engenheiro Florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, Pós-Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Coordenador da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN). 

E-mail:

Telefone: 

Walter De Simoni 

Diretor de Articulação Política e Diálogo do Instituto Talanoa

Formado em Economia e Estudos Ambientais pela Universidade de Tufts, Boston. Especialista em clima, cidades e políticas públicas. Foi consultor de estratégia climática de empresas brasileiras de grande porte. 

E-mail:

Telefone: 

William Wills 

Pesquisador Centro Clima da COPPE/UFRJ

Engenheiro Elétrico, Pós-Doutor no Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Consultor internacional com experiência em instituições como Banco Mundial.

E-mail: wwills@ppe.ufrj.br

Telefone: